sexta-feira, fevereiro 20, 2026
HomeECONOMIAGoverno de Goiás propõe revogar ‘taxa do agro’ destinada ao Fundeinfra

Governo de Goiás propõe revogar ‘taxa do agro’ destinada ao Fundeinfra

Pacote de medidas em Goiás visa aliviar o agronegócio e perdoar multas por irregularidades no transporte animal

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou o envio à Assembleia Legislativa de Goiás de um projeto de lei que prevê a extinção da contribuição do setor produtivo ao Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), conhecida como “taxa do agro”. A proposta foi apresentada durante a sessão desta quarta-feira (18) de abertura do ano legislativo.

Segundo o chefe do Executivo estadual, a medida busca aliviar a pressão financeira sobre o agronegócio em um momento de margens apertadas. Caiado citou fatores como a ausência de um seguro rural amplo no País, perdas provocadas por adversidades climáticas, especialmente no Centro-Oeste, elevação dos custos de produção e queda nos preços das commodities agrícolas.

“Diante desse cenário, decidimos cancelar a cobrança do Fundeinfra no Estado de Goiás”, afirmou o governador, ao defender maior sensibilidade com o setor produtivo.

Instituída em 2022, a contribuição incide sobre a produção agrícola, pecuária e mineral do Estado e estava prevista para vigorar até o fim de 2026. Os recursos arrecadados são destinados a obras de infraestrutura, como pavimentação e manutenção de rodovias.

A alíquota podia chegar a 1,65% sobre o valor de comercialização, como contrapartida a incentivos fiscais e regimes especiais.

Por meio de nota, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) avaliou positivamente o anúncio. A entidade ainda destacou que a revogação da taxa era uma das principais reivindicações do setor.

O presidente da federação, José Mário Schreiner, apresentou estudos e dados econômicos para sustentar que os produtores goianos enfrentam desvantagens competitivas em relação a outras unidades da federação.

A federação informou que atuará junto aos parlamentares para garantir a aprovação do projeto.

Além da proposta de extinção da contribuição, Caiado anunciou anistia de multas aplicadas a mais de 10 mil produtores rurais por irregularidades no transporte interno de animais sem a documentação fiscal anexada às Guias de Trânsito Animal (GTAs).

Fonte: CNN BRASIL

NOTÍCIAS SIMILIARES

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes