Segundo a pasta, inicialmente 17 pessoas com os sintomas relataram diarréia e febre. A amostra biológica foi coletada e encaminhada para vigilância sanitária para investigação.
Um surto de diarréia aguda atingiu 279 pessoas depois de uma confraternização em uma escola em Goiânia, informou a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES). Segundo a pasta, inicialmente 17 pessoas com os sintomas relataram diarréia e febre. Entretanto, esse número passou para quase 280 pessoas com os sintomas, mas nenhuma evoluiu para estado grave, nem precisou de internação.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou que a amostra biológica foi coletada e encaminhada para vigilância sanitária de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, nesta quarta-feira (11), para ser investigada.
Os órgãos de saúde não informaram em qual escola ocorreu a confraternização ou a faixa etária das pessoas que apresentaram os sintomas. A SES informou que os casos isolados e os surtos são monitorados o tempo todo e, quando há número extraordinário, são feitos monitoramento e investigação (confira a nota completa ao final da matéria).
Cuidados
A médica infectologista Juliana Barreto explicou, à TV Anhanguera, que em casos de sintomas de diarreia a recomendação é aumentar a ingestão de água. “Se possível água de coco ou soro oral da farmácia, da rede pública ou, se puder, fazer a mistura em casa. O soro oral caseiro vai um litro de água com uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açucar”, orientou.
Além disso, a infectologista disse ainda que é preciso tomar cuidado para evitar a contaminação. “Se alguém em casa estiver com a diarreia, tentar, se possível, isolar o banheiro que essa pessoa usa, se não todo mundo da casa pega. Atenção para importância para lavagem das mãos e para as condições de armazenamento de comida“, alertou.
Orientações da SMS
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia divulgou alguns cuidados para tratar a diarréia aguda e evitar a contaminação. Confira:
- Lavar as mãos com água limpa e sabão, principalmente;
- Antes de preparar ou ingerir alimentos;
- Após o manuseio de carnes cruas ou terra;
- Após ir ao banheiro;
- Após utilizar transporte público ou tocar superfícies que possam estar sujas;
- Após tocar em animais;
- Sempre que voltar da rua;
- Antes e após amamentar e trocar fraldas;
- Consumir carnes bem cozidas/assadas, água tratada e alimentos, cujas condições higiênicas, de preparo e acondicionamento, higienizar adequadamente as hortaliças (frutas, legumes e vegetais);
- Observar os aspectos/ cheiro do alimento antes de ingerir.
Nota da Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde informa que a coordenação Estadual de Doenças Negligenciadas/Área Técnica de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), recebeu na data de hoje (11/12/2024) relatório de investigação de surto de DTHA em Goiânia. Conforme registros, o surto ocorreu ocorreu após confraternização no sábado (07/12/2024) entre colaboradores de uma escola de Goiânia. Inicialmente foram 17 pessoas sintomáticas, com relato de diarreia e febre. No último relatório enviado na tarde de hoje, 279 sintomáticos foram identificados, sendo que nenhuma das pessoas mencionadas teve evolução com gravidade.
Houve busca por atendimento em saúde, hidratação oral/venosa e observação em alguns casos. O surto se mantém em investigação pelo serviço de vigilância de Goiânia, não constam dados sobre faixa etária das pessoas.
Os casos isolados e os surtos são monitorados durante todo o ano por meio das unidades sentinela em todo o estado, e quando os números saem da curva, um monitoramento mais sensível é iniciado e a Sala de Situação é acionada. A SES segue monitorando os municípios e auxiliando nas ações de controle.
FONTE:G1/GOIAS