A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei complementar que aumenta o número de deputados federais por 270 votos a 207 (uma abstenção). A medida, que passou na terça-feira (6) e segue para o Senado, prevê um aumento de 513 para 531 parlamentares na Casa. São 18 a mais divididos em nove Estados, entre eles Goiás.
Caso a lei passe a valer, Goiás ganhará um deputado, indo a 18 parlamentares. Os Estados que mais ganharão cadeiras na Câmara são o Pará e Santa Catarina, com quatro cada. O primeiro iria de 17 para 21, enquanto o segundo de 16 para 20.
Outros entes federativos beneficiados com medida são: Amazonas (de oito para dez); Mato Grosso (de oito para dez); Rio Grande do Norte (de oito para dez); Ceará (de 22 para 23); Minas Gerais (de 53 para 54); Paraná (de 30 para 31) e Goiás.
A medida ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que a Casa revise, até 30 de junho, o número de parlamentares por Estado. A determinação ocorreu devido ao último censo demográfico, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.
Apesar de alguns Estados terem diminuído a população, como o Rio de Janeiro (perderia quatro), os deputados querem manter as bancadas e só aumentar onde seria possível. O texto é de autoria da deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ).
FONTE:MAIS GOIAS