terça-feira, julho 1, 2025
spot_img
HomeGoiásJustiça determina afastamento de prefeito e vice de Aporé por compra de...

Justiça determina afastamento de prefeito e vice de Aporé por compra de votos

Conforme a decisão, município passará por novas eleições

Justiça cassou os diplomas de prefeito de Aporé, Leonardo de Moraes Carvalho, e do vice-prefeito do município, Valdiney Souza da Costa, por compra de votos na eleição de 2024. A juíza eleitoral Andreia Marques de Jesus Campos acatou pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) na segunda-feira (16). Ainda conforme decisão, o município passará por novas eleições.

Para a juíza, ocorreu a prática de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Ela reconheceu a tese da promotora eleitoral Heloiza de Paula Marques e Meirelles, que apurou condutas ilícitas praticadas por cinco investigados, entre eles o prefeito e o vice.

Segundo a promotora, durante a campanha, o grupo prometeu vantagens e entrega de dinheiro a eleitores para conseguir votos e apoio para a chapa dos candidatos à prefeitura. O MPE argumentou que a situação foi decisiva para o resultado das eleições, uma vez que Leonardo superou Ivan do Mercado por apenas 14 votos de diferença (1.470 a 1.456).

O vice foi condenado por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, multa de R$ 10 mil e inelegibilidade pelo mesmo período. Já o prefeito teve o diploma cassado, mas foi afastada a sanção de inelegibilidade por ausência de provas de participação ou anuência nas práticas ilícitas.

Mais Goiás não conseguiu localizar a defesa dos políticos. O espaço segue aberto, caso haja interesse.

FONTE: MAISGOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes