“Bolsonaro é um homem honesto. Estão tentando fazer uma execução política com ele”, disse americano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria disposto a usar meios militares e econômicos para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”. A afirmação foi feita pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta terça-feira (9), em resposta a perguntas sobre o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).
Questionada sobre a possibilidade de os EUA adotarem medidas contra o governo brasileiro caso o ex-presidente seja condenado, Leavitt disse que, por enquanto, não há ações adicionais previstas. “A liberdade de expressão é, sem dúvida, a questão mais importante do nosso tempo. Ela está consagrada em nossa Constituição, e o presidente acredita fortemente nela”, afirmou.
A porta-voz acrescentou que Washington já adotou sanções e tarifas contra o Brasil, com o objetivo de evitar que governos punam seus cidadãos por questões políticas.
Trump, que vem demonstrando apoio direto a Bolsonaro, voltou a criticar o governo brasileiro. “Ele [Bolsonaro] é um homem honesto. O que estão tentando fazer com ele é uma execução política, e isso é terrível”, disse o republicano a repórteres na Casa Branca.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (10) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado em 2023. Na terça (9), os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Agora, o julgamento segue com o voto de Luiz Fux.
FONTE: MAISGOIÁS