Assim como Goiás, Acre, Alagoas, Amazonas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte também não liberaram apenados
Mais de 46 mil presos receberam o benefício da saidinha de Natal em 2025 e deixaram as penitenciárias brasileiras para passar o fim de ano em liberdade. O número representa 6,5% da totalidade de presos no Brasil, que chega a 701 mil apenados, seja em regime fechado, semiaberto ou aberto. Em Goiás, não há o benefício, assim como no Acre, Alagoas, Amazonas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Os dados mostram uma queda em relação ao Natal de 2024, sendo de 11,5%, onde 52 mil presos tiveram acesso ao benefício na ocasião. A saidinha em datas festivas dura sete dias e apenas em janeiro há a somatória total de quantos detentos retornaram aos presídios.
São Paulo é o estado com o maior número de presos que foram liberados temporariamente na saidinha. Ao todo, 31,8 mil pessoas deixaram as unidades prisionais, o que representa 15% da população carcerária do estado.
Em outras unidades federativas, os números absolutas são menores, mas a proporção em relação ao total de presos se mantém. No Pará, 2,4 mil foram liberados, sendo 15% de todos os presos. Em Santa Catarina, 2,1 mil presos foram beneficiados, o que chega a 7% do total de pessoas encarceradas.
FONTE: JORNAL OPÇÃO






