O diesel chegou até um ponto de captação da represa do Jardim das Oliveiras
Uma carreta bitrem, carregada com 30 mil litros de óleo diesel, tombou no final da tarde de terça-feira (6), em Senador Canedo. O acidente causou derramamento de grande parte do combustível na rua Jorge Amador, entre os bairros Flor do Ipê e Jardim das Oliveiras. O caso mobilizou diversas equipes de segurança e levou à suspensão temporária da captação de água em um dos reservatórios da cidade. Segundo a Prefeitura, o incidente afetou somente 5% do abastecimento, mas não causou prejuízos à população.
A Defesa Civil coordenou a operação de contenção dos danos ambientais com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), que assumiu a ocorrência no local. Equipes da agência de controle do trânsito, obras e segurança isolaram a área, organizaram o fluxo de veículos e construíram barreiras com uso de terra para impedir que o óleo se espalhasse ainda mais pela pista.
O combustível chegou até um ponto de captação da represa do Jardim das Oliveiras. Por precaução, a Agência de Saneamento (Sanesc) disse que suspendeu a captação, mas garantiu que o abastecimento de água tratada na cidade não será comprometido, já que os outros 85% realizados pelos Haras 1, Haras 2 e Bom Sucesso estão normalizados.
A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) foi ao local para avaliar os impactos ambientais. A prefeitura esclareceu que o monitoramento da água está sendo realizado e que a empresa responsável pela carreta poderá ser responsabilizada pela contaminação e pelos danos ambientais causados na região após a finalização da perícia e avaliação da extensão dos danos causados.
Em nota, a prefeitura informou que as ações emergenciais foram tomadas de forma integrada, com foco na segurança da população e na preservação ambiental. “As equipes evitaram a ampliação dos danos e asseguraram que o abastecimento não fosse prejudicado”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Adriano Barcelos.
Apesar da gravidade do acidente e do impacto causado pelo derramamento de diesel, não houve vítimas. Ainda segundo a Defesa Civil, a situação foi controlada sem complicações para a população e o meio ambiente.
FONTE: MAISGOIÁS