Segundo o Procon, se o fio não for produzido dentro das normas, não tendo a quantidade correta de cobre, por exemplo, colocará o consumidor em risco
Cerca de 70 mil metros de fios apreendidos (Divulgação/Procon Goiás)
O Procon Goiás realizou operação em conjunto com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), na quinta-feira (11/7) e apreendeu mais de 70 mil metros de fios elétricos com indícios de irregularidades em três empresas de Goiânia. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.
Segundo o Procon, se o fio não for produzido dentro das normas, não tendo a quantidade correta de cobre, por exemplo, colocará o consumidor em risco, podendo provocar aquecimento nas instalações, gerando não só aumento no consumo de energia elétrica, mas também risco de choques, curto-circuito e até incêndio.
O órgão informou que, após testes preliminares, os agentes constataram que os fios tinham existência elétrica acima das especificações da ABNT e do Inmetro. Resistências elevadas indicam a utilização insuficiente de cobre, substituído muitas vezes por alumínio, o que não garante a condução correta da energia.
Durante a ação, foram apreendidos cerca de 70 mil metros de fios elétricos, que apresentaram indícios de serem impróprios para o uso e consumo por estarem em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição e apresentação.
Em casos de denúncias de irregularidades, o deve entrar em contato com o Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201.7124 (interior)
FONTE:MAIS GOIAS