Ele tinha mandado de prisão expedido pela Justiça do Tocantins
O candidato a vice-prefeito de Santa Rita do Novo Destino, a 223 km de Goiânia, no Centro de Goiás, Djalma Candido Vieira (DC-GO), de 42 anos, foi preso na última segunda-feira (16/9) após registrar candidatura. Ele era foragido da Justiça do Tocantins e condenado a 24 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. O mandado de prisão estava aberto desde maio deste ano.
O delegado Guilherme Moreira, titular da 58ª Delegacia de Lagoa da Confusão, destacou que o indivíduo estava concorrendo a uma vaga para o cargo de vice-prefeito da cidade, que tem pouco mais de 2,5 mil habitantes, quando foi localizado. Ele foi preso após o compartilhamento de informações entre os policiais civis da 58ª DP com a PC-GO.
Candidato a vice-prefeito de Santa Rita do Novo Destino é condenado por estupro de vulnerável
“Esse indivíduo foi julgado pela Comarca de Cristalândia pelo crime de estupro de vulnerável e condenado a 24 anos de prisão, mas não havia sido localizado para dar cumprimento à pena, sendo expedido então mandado de prisão preventiva em seu desfavor. A Polícia Civil do Tocantins descobriu que ele estaria concorrendo ao cargo de vice-prefeito em Santa Rita do Novo Destino, compartilhou a informação e o mandado com autoridades da Polícia Civil de Goiás, e estes lograram êxito de localizá-lo e prendê-lo.”
Candidato a vice preso por estupro em Goiás foi alvo de reportagem
O candidato foi preso após reportagem do portal Metrópoles. Djalma estava inscrito para disputar o cargo de vice, em uma chapa que une os partidos Podemos e Democracia Cristã, ao lado do candidato a prefeito Deleinho (Pode-GO). Ambas as candidaturas foram deferidas pela Justiça Eleitoral para disputar o comando da cidade de pouco mais de 2,6 mil habitantes nas eleições deste ano.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) informou ao Metrópoles que o inquérito policial contra Djalma Candido Vieira foi concluído em setembro de 2018, com indiciamento dele pelo crime de estupro de vulnerável contra duas vítimas.
O Mais Goiás procurou a Polícia Civil de Goiás que confirmou a prisão de Djalma. Ainda segundo assessoria da Polícia Civil, ele tinha mandado de prisão expedido pela Justiça do Tocantins.
O Mais Goiás também pediu nota para o candidato a prefeito e tenta localizar a defesa do preso. Espaço fica aberto para esclarecimentos.
Eleições de 2024
O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro em 5.569 municípios brasileiros. Caso necessário, o segundo turno deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há mais de 155 mil eleitores aptos a votar nas eleições municipais.
FONTE:MAIS GOIÁS