O deputado federal Glaustin da Fokus, presidente do Podemos em Goiás, está à frente das articulações para viabilizar a candidatura do também deputado Zacharias Calil ao Senado em 2026. Com a indefinição dentro do União Brasil, partido de Calil, a legenda surge como principal alternativa para consolidar o projeto eleitoral do parlamentar.
A movimentação de Glaustin inclui conversas diretas com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, que já demonstrou interesse na filiação de Calil. De acordo com interlocutores, a sigla busca fortalecer sua presença em Goiás e vê no deputado federal um nome competitivo para a disputa ao Senado.
Apesar de ter pouco mais de um ano para o pleito, a coluna Poder em Jogo apurou que o diálogo já teve ínicio e cumpre com dois objetivos: o primeiro é o fortalecimento do Podemos em Goiás, que emerge como a quinta maior força após as eleições 2024, apenas atrás do União Brasil, MDB, PL e PP. O segundo é justamente o espaço que Zacharias sempre quis: a disputa ao Senado Federal.
Calil busca espaço para disputar o Senado
Calil reafirmou, em entrevista à coluna Poder em Jogo, do Mais Goiás, que sua candidatura é definitiva. “Dessa vez, não vou abrir mão da candidatura ao Senado. É irreversível”, garantiu.
O parlamentar lembra que em 2022 abriu mão da disputa em nome da unidade da base do governador Ronaldo Caiado. Entretanto, o União Brasil pode apoiar outros nomes na corrida ao Senado, como a primeira-dama Gracinha Caiado e até o cantor Gusttavo Lima, o que pode inviabilizar a candidatura de Calil dentro da legenda.
FONTE:MAIS GOIAS