De acordo com a unidade, os atrasos ultrapassam mais de 12 meses em algumas competências
O Hospital Jacob Facuri, localizado no Centro de Goiânia, informou que suspendeu novos atendimentos, procedimentos e internações nas UTIs por atrasos e falta de pagamentos por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. A suspensão foi anunciada nas redes sociais, na terça-feira (1º/10) e é válida para UTIs neonatal e adulto, além de atendimentos de cardiologia e hemodinâmica pelo SUS. De acordo com a unidade, os atrasos ultrapassam mais de 12 meses em algumas competências.
Segundo nota divulgada pelo hospital, além dos atrasos da Saúde de Goiânia, a unidade também tem lidado com a falta de repasses federais mensais de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) em tempo hábil.
“Após diversas tentativas de regularização e notificações para solucionar essas pendências financeiras, a instituição se vê forçada a tomar essa decisão. O Hospital Jacob Facuri tem se esforçado ao máximo para evitar essa situação, incluindo endividamento e comprometimento de seus próprios recursos. Lamentamos não poder mais prestar os serviços, visto que a instituição é referência no atendimento hospitalar, cardiológico, de terapia intensiva adulto e neonatal a recém-nascidos graves”, diz o texto.
Também por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Goiânia disse que já está em interlocução com a diretoria do Hospital Jacob Facuri, com o objetivo de buscar soluções para as demandas apresentadas. “O órgão informa, ainda, que os débitos em questão não se referem aos repasses mensais, mas ao complemento à tabela SUS que o município paga para a unidade, devido à defasagem dos valores de remuneração. Somente este ano, a secretaria repassou ao Jacob Facuri, um total de R$ 17.598.861,59.”
FONTE:MAIS GOIAS