Em Goiás 12 municípios foram afetados
Um incêndio registrado na Subestação de Bateias, localizada na região metropolitana de Curitiba (PR), provocou o apagão que atingiu cidades de Goiás e municípios de pelo menos outros 14 estados, além do Distrito Federal (DF), na madrugada desta terça-feira (14/10). A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que detalhou que o fogo começou no reator da unidade por volta de 0h32.
De acordo com o MME, a ocorrência afetou o funcionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por conectar as usinas geradoras e linhas de transmissão em todo o Brasil. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a falha comprometeu o fornecimento de energia em diversos estados e que a recomposição das cargas foi realizada de forma gradual e controlada.
A queda no fornecimento foi registrada em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará e Amapá, além do Distrito Federal. O fornecimento começou a ser restabelecido a partir de 1h30 e foi totalmente normalizado até 2h30, segundo o MME. O tempo de duração do apagão variou entre oito minutos e uma hora, dependendo do estado.
Apagão em Goiás
Em Goiás, por exemplo, a Equatorial informou que o desligamento teve início às 00h31. Segundo a concessionária, cerca de 529 mil unidades consumidoras foram afetadas, em 49 municípios. Para alem do incêndio, o desligamento foi resultado da atuação automática do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), mecanismo que preserva a estabilidade da rede. O fornecimento foi restabelecido gradualmente e normalizado 57 minutos após o início da ocorrência.
A Equatorial ressaltou que continua monitorando o sistema em tempo real e mantém contato com o ONS, que ainda apura as causas do apagão. Até o momento, a Aneel e o operador nacional não se manifestaram sobre o episódio.
*Com informações do G1 e da Agência Brasil
FONTE: MAISGOIÁS