Com o Carnaval se aproximando, muitos foliões costumam curtir festas consumindo bebidas alcoólicas. Diante disso, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) espalhou carros capotados por Goiânia para a campanha “Vira Vira Vira Virou: Não deixei o carnaval virar tragédia”, com o intuito de alertar a população para os perigos da combinação de álcool e direção.
Por esse motivo, vários moradores e motoristas já viram um carro capotado em um dos canteiros centrais de avenidas da capital. Ao todo, a ação espalhou os veículos por 11 pontos da cidade, justamente para chamar a atenção das pessoas para a gravidade dos acidentes de trânsito.
” No carnaval muitos motoristas vão pegar estrada. Então, entendemos que era necessária uma campanha mais agressiva, que tocasse o coração do cidadão, porque os números (de acidentes e mortes) são alarmantes. E esses números preocupam o Detran, pois a nossa atividade principal é preservar a vida”, disse ao Popular o presidente do Detran, Waldir Soares.
Em Goiás , no ano de 2023, foram registrados 4.314 infrações por dirigir sob a influência de álcool, 8.506 infrações pela recusa do bafômetro e 2.216.051 infrações por excesso de velocidade, de acordo com dados do Detran-GO. Enquanto em 2022, foram 3.796 infrações por dirigir embriagado, 8.330 pessoas foram autuadas por se recusarem a submeter ao teste de alcoolemia e 1.924.969 condutores foram multadas por excesso de velocidade.
” A grande preocupação nossa é com o número de acidentes e mortes que continuam acontecendo no trânsito. O estado comemorou há poucos dia quase duas dezenas de dias sem nenhum homicídio doloso na capital, por outro lado tivemos o registro de inúmeros homicídios cometidos com o uso de veículos seja nas rodovias federais e estaduais ou dentro de Goiânia”, explica Waldir Soares.
Só neste ano, até às 7h desta terça-feira (6), já haviam sido registradas 538 infrações por dirigir sob a influência de álcool, 814 infrações pela recusa do bafômetro e 171.366 infrações por excesso de velocidade, de acordo com dados do Detran-GO. Um aumento de 9% no número desse tipo de infração nos primeiros 37 dias de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com om presidente do Detran-GO a preocupação do órgão é com as vidas e não com os danos materiais causados pelo excesso de velocidade e a embriaguez ao volante.
” O Detran está fazendo essa campanha mais incisiva, com o intuito de sensibilizar e conscientizar as pessoas. Não é a campanha de fiscalização. É uma campanha de educação (no trânsito). O Detran acredita também na formação e educação dos condutores, para que possa mudar os números (de acidentes e mortes) que temos no trânsito. A gente espera colher, nos próximos meses , os resultados dessa campanha”, afirma Waldir Soares.
A campanha ” Vira Vira Vira Virou. Não deixe o carnaval virar tragédia” colocou veículos acidentados em pontos estratégicos de Goiânia, tais como as avenidas Castelo Branco, 85 Leste-Oeste e Perimetral. Segundo o presidente do Detran-GO a campanha educativa se estenderá pelos próximos meses alertando para o risco do excesso de velocidades nas vias.
FONTE: O POLULAR