Com índices que chegam superar 80% de aprovação entre o eleitorado goiano, o governador construiu um legado político-administrativo reconhecido dentro e fora do estado. Para 2026, a defesa desse legado e o discurso legítimo de continuidade dará a Daniel Vilela maior capital político na disputa pelo governo do estado.
Caiado já confirmou numerosas vezes que daqui a pouco mais de 2 anos, se afastará do governo para se dedicar ao projeto da disputa a presidência. Deverá deixar o cargo com uma aprovação recorde, e, então, caberá a Daniel Vilela assumir a gestão que segue o caminho do êxito. Mais do que isso, o governador demonstrou, no primeiro ano do segundo mandato, que prepara o vice para ser o sucessor, dando a ele responsabilidades administrativas e espaço político para articulações dentro da base. Não há dúvidas de que o emedebista terá o apoio dele na disputa de 2026.
Daniel Vilela sabe reconhecer esse capital político construído por Ronaldo Caiado, e demonstra reconhecer a liderança do governador. Mas ele sabe que não basta estar no cargo de vice para se valer da aprovação. O emedebista procura não se colocar na posição de “decorativo”. Ele busca assumir funções, missões de importância e participar do governo e de grandes projetos. Em outras palavras, está na prática, participando do governo e contribuindo para os resultados.
O perfil adotado por Daniel Vilela vai no caminho de demonstrar preparo técnico e politico, que lhe permite participar ativamente da gestão de Ronaldo Caiado. Essa característica lhe dá afinidade com o governador e a gestão, o que pode possibilitar colher também os frutos da aprovação dos eleitores, assim, como o reforça como sucessor na disputa de 2026.
FONTE: MAIS GOIÁS