Estrada é a mais perigosa do estado, aponta CNT
A BR-153 voltou a ser cenário de uma tragédia: oito pessoas da mesma família e um casal que seguia de moto morreram em Campinorte, no Norte de Goiás. Os números da Confederação Nacional do Transporte mostram que não se trata de acaso. A rodovia é a mais letal do estado e concentrou 27,6% das mortes em 2024, de acordo com levantamento elaborado pela entidade. A rodovia corta o estado de ponta-a-ponta. A cada quilômetro, um alerta.
As estatísticas revelam a rotina de perigo. Em 2024, Goiás contabilizou 3.304 acidentes em rodovias, com 297 mortos. A maior parte das colisões se deu sob a luz do dia, mas é no escuro da noite que a estrada se torna mais letal: 51,5% das vidas se perderam nesse período.
A causa, em geral, de acordo com a CNT, não está no asfalto, mas atrás do volante: motoristas que não reagem, cruzam a contramão ou simplesmente adormecem enquanto dirigem. No caso, de Campinorte, o motorista será indiciado.
Dados preliminares apurados pela Polícia Civil mostram que a combinação da alta velocidade com o estado de embriaguez do motorista provocaram a tragédia. Ele será indiciado por homícidio doloso, quando não há intenção de matar. Entre as vítimas estão um pai, uma mãe e os quatro filhos, que viajavam de Jaú do Tocantins para Goiânia, onde participariam de um aniversário. Um casal de 42 anos, que seguia de moto, também perdeu a vida.
Não foi um episódio isolado. Em julho, outro acidente de grandes proporções marcou a rodovia: 75 pessoas ficaram feridas quando um micro-ônibus, uma carreta e um ônibus colidiram na altura de Porangatu. A tragédia ainda colocou quatro mortos para a estatística da rodovia. O grupo seguia do Pará para Goiânia, onde participaria do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Na tentativa de reduzir a violência no trânsito, começaram em julho as obras de duplicação de 53,4 km da BR-153, entre Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis. A expectativa é de que a ampliação contribua para dar mais fluidez ao tráfego e diminuir colisões frontais, frequentes nos trechos de pista simples.
Por meio de nota, a concessionária Ecovias Araguaia afirmou que “vem promovendo melhorias contínuas, como a implantação de novas placas de sinalização, reforço da sinalização existente e constantes serviços de recapeamento e reparos no pavimento, garantindo melhores condições de tráfego aos usuários”. A empresa destacou ainda que a colaboração dos motoristas é fundamental para a segurança viária.
FONTE: MAISGOIÁS