Cerca de 650 mil pessoas vão presentear os pais em 2024, estima entidade
Quem presentear no Dia dos Pais terá fazer pesquisa extra para lidar com a variação de preços de quase 300% em presentes. Levantamento do Procon Goiás consultou valores de 70 itens, como perfumes, eletroeletrônicos, peças de vestuário e calçados, em 63 estabelecimentos. O levantamento foi realizado entre 19 e 31 de julho.
A gravata tradicional foi o item que apresentou a maior variação, com uma diferença de 297%. Os preços variam entre R$ 19,90 e R$ 79. Outro item que chamou a atenção dos fiscais foi a faca para churrasco Chef 8 Tramontina, que obteve diferença de 149,73%, comercializada de R$ 27,99 a R$ 69,90.
Entre produtos esportivos, a bicicleta aro 29, tamanho 17, com 18 velocidades, pode ser encontrada de R$ 1.000 a R$ 2.500, variação de 150%. Os preços de celulares, sempre muito procurados neste período, também foram investigados. O Samsung Galaxy A14, por exemplo, apresentou uma diferença de mais de 56%, com valores entre R$ 999 e R$ 1.559.
Dia dos pais deve movimentar R$ 7 bi no Brasil
Segundo a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Pais deverá movimentar R$ 7,70 bilhões em 2024. Dentro deste aquecimento do comércio varejista, o Dia dos Pais é o quarto lugar de vendas, perdendo somente para Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.
650 mil pessoas devem presentear os pais em Goiânia; estima CDL
Um levantamento conduzido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia aponta que cerca de 650 mil consumidores goianienses vão às compras na capital e o valor médio gasto por presente será em torno de R$ 167, com a compra de dois produtos por consumidor.
Consumidor deve ficar atento aos preços; veja dicas do Procon
O Procon Goiás orienta também o consumidor para ficar atento aos preços que estejam bem abaixo daqueles praticados pelo mercado, porque isso pode ser indício de golpes ou fraudes. Outra dica é verificar a possibilidade de troca e em que condições isso pode ser feito, já que a regra só é obrigatória no caso de compras presenciais e se o produto apresentar defeito. Fora esses casos, o estabelecimento comercial tem liberdade para tomar suas próprias decisões.
Quanto aos produtos eletroeletrônicos, é importante solicitar uma demonstração de funcionamento do item ainda na loja física, para evitar adquirir produtos defeituosos. Já em compras fora de lojas físicas, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente tem o prazo de 7 dias para desistência da compra, independente do motivo.
FONTE:MAIS GOIÁS