Datas foram divulgadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana; quem conseguiu a isenção ainda precisa se inscrever
O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou nesta sexta-feira as datas de inscrição para o Enem 2025, assim como os dias de realização das provas. Os candidatos têm entre 26 de maio e 6 de junho para se inscreverem no exame. A aplicação das provas ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país.
O valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento serão publicados em breve, segundo o Ministério da Educação (MEC), no edital que regulamentará a seleção. O prazo para a solicitação da isenção terminou na sexta feira passada, 2 de maio, após ser prorrogado pelo Inep no final do mês passado. Mesmo quem conseguiu o benefício, no entanto, ainda precisa fazer a inscrição.
Primeiro e segundo dia de provas no Enem
O primeiro dia de prova é considerado o mais trabalhoso da maratona que é o Enem. Além de 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, também é o dia da redação e, por isso, tem 30 minutos a mais de aplicação. A redação é a única prova em que é possível tirar nota mil.
Já no segundo dia, a prova do Enem passa a ser o momento de fazer contas. No entanto, por conta do estilo da prova, as 45 questões de Matemática e de Ciências da Natureza são sempre muito contextualizadas e conceitos básicos podem ajudar a garantir muitos acertos.
Cronograma do Enem 2025
Em 12 de maio, o Inep irá divulgar os resultados das solicitações de isenção da taxa e, também, se foram aceitas as justificativas de ausência em 2024 para nova gratuidade.
O período de recursos será entre 12 a 16 de maio. O resultado dos recursos sairá em 22 de maio.
Somente após este cronograma, o MEC abrirá o período oficial de inscrições na edição deste ano do Enem. Ainda será publicado um edital específico com as datas e regras.
FONTE: MAIS GOIÁS