A operação de transferência envolveu uma força-tarefa dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores
Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), desembarcou no Brasil neste domingo (18/05) após ser expulso da Bolívia. Ele foi encaminhado diretamente para a Penitenciária Federal de Brasília, onde já cumpre pena Marcola, outra liderança da facção.
A extradição de Tuta foi determinada pela Justiça boliviana após uma audiência realizada neste domingo, que ordenou sua saída imediata do país. A entrega às autoridades brasileiras ocorreu na cidade de Corumbá (MS), na fronteira entre os dois países. De lá, ele foi transportado em uma aeronave da Polícia Federal até o Distrito Federal.
A operação de transferência envolveu uma força-tarefa coordenada pelos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, com a participação de 50 agentes da Polícia Federal, 18 policiais penais federais e o apoio das forças de segurança do DF.
Tuta estava foragido desde 2019, quando foi condenado no Brasil a 12 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Ele foi preso na última sexta-feira (16/05) ao tentar renovar documentos com identidade falsa em território boliviano.
FONTE:MAIS GOIAS