Pesquisa foi feita em todo o Brasil com quase 201 mil entrevistados, entre 6 de outubro e 5 de dezembro
O instituto Atlas/Intel divulgou, nesta quinta-feira (17), uma pesquisa que avalia a popularidade dos 27 governadores brasileiros e que apresenta a percepção dos entrevistados sobre cada área-chave da gestão desses governadores. No meio ambiente, Goiás é o estado que alcançou a melhor avaliação. Em segundo lugar ficou o Paraná e em terceiro, Santa Catarina.
O índice foi construído a partir das entrevistas que o Atlas/Intel fez entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro de 2025, com 200.980 pessoas. Cada entrevistado teve que avaliar as áreas-chave em uma escala de cinco pontos, que varia de “péssimo” a “ótimo”. Cada ponto dessa escala atribui uma pontuação específica, permitindo a conversão da avaliação qualitativa em um indicador quantitativo.
Goiás ficou com índice de 65 no meio ambiente, numa escala que vai de zero a 100. A administração Caiado também ficou em primeiro lugar em outras categorias, como agricultura, segurança pública, ambiente de negócios, transparência, educação, saúde, turismo, obras públicas, responsabilidade fiscal, infraestrutura, moradia, combate à pobreza, transporte público e carga tributária.

Avaliação do governador
Ronaldo Caiado (União Brasil) é o governador com maior índice de popularidade no país em 2025. A aprovação de Caiado fechou o ano em 80%. Em segundo lugar está Rafael Fonteles (PT), do Piauí, com 69%; e em terceiro aparece Helder Barbalho (MDB), do Pará, com 66%.
Na sequência do ranking estão os governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), com 65%; de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), com 63%; do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 63%; do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), com 61%; da Paraíba, João Azevedo (PSB), com 59%; de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 56%; e do Ceará, Elmano de Freitas (PT), com 55%.
Os três governadores com pior avaliação são o do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), com 25%; o do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), com 33%; e a de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também com 33%.
A pesquisa foi feita entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro de 2025, com 200;980 entrevistas. A margem de erro é de um a quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Só em Goiás foram 5.952 pessoas entrevistadas.
Além do 80% que aprovam o trabalho do governador Ronaldo Caiado, 15% disseram desaprová-lo e 6% não souberam ou não quiseram responder.
FONTE: MAIS GOIÁS






