Especialista mostra quais alimentos comuns são responsáveis pelo envelhecimento
O processo de envelhecimento da pele é natural e parte do ciclo da vida. No entanto, alguns fatores como uma rotina de exposição ao sol sem proteção e a má alimentação podem fazer com que as rugas e flacidez apareçam mais cedo.
De acordo com o médico Saurabh Sethi, especialista em Gastroenterologia, com formação pela Universidade de Harvard e pela Universidade de Stanford, existem alguns alimentos que devem ser evitados, pois possuem uma contribuição maior para a aceleração do envelhecimento da pele.
5 alimentos que mais envelhecem a pele:
Refrigerantes
Conhecidos por serem ricos em açúcares, os refrigerantes também recebem adoçantes artificiais. O excesso de açúcar no organismo causa o processo de glicação, responsável por danificar o colágeno e a elastina presentes na pele. Isso resulta na formação de rugas precocemente, como afirma o profissional em um vídeo postado no TikTok.
Barras de chocolate
Esses tabletes contêm um cacau altamente processado, que perdeu a maioria de seus componentes benéficos para a saúde, como os flavonoides (antioxidantes naturais). Como se não bastasse, contêm gordura hidrogenada, farinha de baixa qualidade (quando há biscoito no meio) e açúcares. A combinação desses ingredientes acelera, e muito, o aspecto envelhecido na pele.
Macarrão instantâneo
Querido por muitos devido a rapidez do seu preparo, o miojo é formado por níveis elevados de sódio e diversos aditivos artificiais. Algumas das consequências do seu consumo são a desidratação e o inchaço, o que pode dar uma aparência mais cansada à pele.
Batatas fritas
As batatas fritas industrializadas contêm produtos associados à glicação, assim como os refrigerantes, processo que facilita a formação precoce de vincos, dobras ou sulcos na pele. Segundo o médico, alimentos que são fritos no geral apresentam uma grande quantidade de gorduras trans e óleos não saudáveis.
Por conta disso, eles causam a inflamação e consequentemente, o envelhecimento da pele. Além disso, elas também causam um excesso de formação de radicais livres, que encurtam a vida e envelhecem a pele de forma prematura. Por conta disso, eles causam a inflamação e consequentemente, o envelhecimento da pele.
Carnes processadas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que as carnes processadas, em geral, não são boas para a saúde. Dentre seus componentes, os mais perigosos para a pele em específico, são os aditivos associados com inflamações e que podem danificar o colágeno da pele (o que acentua as rugas e marcas de expressão).
FONTE: MAIS GOIÁS