Programas irão ajudar na análise de processos
O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) irá disponibilizar dois programas de inteligência artificial, Agaia e Berna, para a Secretaria da Economia do Estado. O objetivo é auxiliar na análise de mais de 11 mil processos relacionados a dívidas de impostos, tornando a tramitação mais rápida e eficiente. A parceria foi formalizada na segunda-feira (30) por meio de um acordo entre as instituições.
A cerimônia de assinatura contou com a presença do presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, e do secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, além de autoridades como o juiz auxiliar Gustavo Assis Garcia, o secretário da Receita Estadual, Wayser Luiz Pereira, e o coordenador do Programa de IA da pasta, Glaucus Nascimento.
Na ocasião da assinatura do termo, o presidente do TJ-GO, desembargador Leandro Crispim, ressaltou a importância da iniciativa: “A Fazenda Pública é o setor com a maior demanda processual no Brasil. Soluções tecnológicas como essas são essenciais para garantir uma Justiça mais célere”, pontuou.
Como funcionam as ferramentas?
- Agaia (Assistente para Geração Automática com IA): Automatiza a produção de relatórios judiciais e administrativos, integrando-se aos sistemas Projudi e Proad. Opera por meio de comandos personalizados, respeitando restrições legais, como processos sob sigilo.
- Berna (Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural): Identifica demandas repetitivas a partir da petição inicial, reduzindo o tempo de análise de 4 dias para menos de 4 horas. A ferramenta já é usada em tribunais de seis estados, incluindo Ceará e Amazonas.
FONTE: MAISGOIÁS