quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeBrasil1 mês para o Enem 2023: confira dicas que podem ajudar na...

1 mês para o Enem 2023: confira dicas que podem ajudar na reta final

A contagem regressiva de 30 dias para o Enem 2023 já começou! Nessa reta final, a ansiedade começa a tomar conta, mas é importante manter a rotina de estudos e intensificar um pouco as atenções para os assuntos que podem ser abordados na prova.

Este ano, o Enem está agendado para ocorrer nos dias 05 e 12 de novembro, reunindo mais de 3,9 milhões de estudantes inscritos. O início das provas está marcado para às 13h30, com término às 19h no primeiro dia, e às 18h30 no segundo dia, seguindo o horário oficial de Brasília-DF.

Para ajudar na reta final, reunimos especialistas que trouxeram dicas valiosas sobre como se organizar para alcançar a nota desejada na prova e garantir a entrada no Ensino Superior. São dicas que ajudarão você a se organizar melhor e conseguir realizar a prova com mais tranquilidade.

Crie e organize uma rotina de estudos para o mês final

Considerando a data próxima do exame, uma dica importante para os estudantes é elaborar um cronograma com base nos objetivos a serem alcançados até a prova.

De acordo com Rosana Horta, assessora pedagógica e professora da área de Linguagens e suas Tecnologias da Rede Pitágoras, “o ideal é dividir o tempo em blocos de estudo, em curtos espaços de 30 a 50 minutos, intercalados com pausas de 5 a 10 minutos, considerando o ritmo pessoal de aprendizado”, explicou ao Só Notícia Boa.

Além disso, a especialista afirma que também é necessário intercalar os conteúdos estudados, variando entre leituras, resolução de exercícios, revisão e prática de simulados, por exemplo.

“Os bons materiais didáticos possuem um papel fundamental na preparação. Por isso, utilizar materiais de estudo, como livros, notas, resumos e recursos da Plataforma Plurall, plataforma educacional digital, fazendo também o uso dos aplicativos e ferramentas digitais de aprendizagem, com certeza pode ajudar na prova”, afirmou.

Revisite provas dos anos anteriores

O Enem 2023 não mudou! Então, como o modelo do exame permanecerá o mesmo, é valido revisitar as últimas edições para se familiarizar com o formato das questões.

Talita Fagundes, Gerente Pedagógica da Plataforma PAR, explica que essa é uma maneira de identificar assuntos que possam reforçar a assimilação do conteúdo um pouco mais. “Refazer provas das edições anteriores pode servir como um mapa dos pontos fortes e também um indicativo do que pode ser aprimorado”, afirmou.

A especialista pontua que o ato de fazer os exercícios também é fundamental para analisar o tempo de resolução gasto para cada questão.

“É importante lembrar que ficar tempo demais em uma das questões pode comprometer a resolução das demais e a prova como um todo. No entanto, “chutar” respostas deve ser a última alternativa. Isso diminui o risco de penalizações em questões afins, já que a prova é corrigida pela TRI (Teoria de Resposta ao Item)”.

As provas do Enem acontecem em novembro. – Foto: Shutterstock

Esteja por dentro dos temas atuais para a redação

Manter-se atualizado em relação a temas que podem cair na redação no Enem é fundamental. E uma das apostas para a edição desse ano é que o tema Inteligência Artificial seja abordado.

Felipe Menezes, diretor de inovação e um dos fundadores da Max.IA, plataforma de inteligência artificial, afirma que, neste ano, o ChatGPT e o lançamento de outras ferramentas de inteligência artificial abriram um precedente que pode justificar o assunto no exame.

“A Inteligência Artificial tem desempenhado um papel cada vez mais significativo na educação. Desde o ensino infantil até o ensino superior, a IA vem oferecendo oportunidades para personalização, otimização e aprimoramento da experiência educacional”.

A partir disso, o especialista comenta sobre a importância dos estudantes pesquisem diferentes pontos de vista sobre o tema. “É necessário construir um bom repertório sobre o assunto, ler e entender os diferentes desdobramentos da Inteligência Artificial, bem como compreender as vantagens e desvantagens da tecnologia”, finaliza.

Agora é se preparar para o Enem 2023 e pontuar bem nas provas! Boa sorte!

FONTE: SÓ NOTÍCIA BOA

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes