Fim de maio promete frio e chance de chuva em Goiás. “Apesar das chuvas, a estiagem continua”, diz André Amorim
Os próximos dias prometem mudanças bruscas no clima em Goiás. A previsão é que uma frente fria que avança sobre o estado diminua a temperatura a partir desta quarta-feira (28), além de também provocar chuvas. As informações são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, a expectativa é que, após a chegada da frente fria em Goiás, uma massa de ar polar avance sobre o Centro-Oeste vinda da região Sudeste, intensificando o resfriamento já na quinta-feira (29). “Nós estamos com a expectativa da frente fria que vai avançar pela região Sudeste do Brasil influenciar aqui. Estamos no período de estiagem, mas pode ocorrer essas chuvas isoladas.” detalha.
O meteorologista ainda reforça que, após as chuvas, as temperaturas devem cair, com a chegada do ar frio de origem polar. No entanto, ele pondera que o frio, neste momento, não deve ser intenso. “A gente vai ter a questão do ar frio de origem polar que vai trazer temperaturas mais baixas. Mas a expectativa é de uma leve redução em relação ao que estamos vivendo hoje. Não é aquele frio terrível, por enquanto não estamos enxergando esse cenário”, afirma.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforça que essas quedas são típicas de sistemas frontais como o que se aproxima, principalmente quando acompanhados por massas de ar polar. Os termômetros devem registrar as menores temperaturas na região Sudoeste do estado, com destaque para Rio Verde, Jataí, Mineiros e Alto Paraíso, devido à altitude. Nesses municípios, as mínimas podem chegar a 9 °C.
Em Goiânia, a previsão para quinta (29) é de variação entre 14 °C e 27 °C. Na sexta (30), os termômetros devem marcar entre 15 °C e 24 °C. No sábado (31), a temperatura sobe um pouco, ficando entre 16 °C e 27 °C, e no domingo (1º), a variação prevista é de 15 °C a 30 °C.
FONTE: MAISGOIÁS