terça-feira, julho 15, 2025
spot_img
HomeMUNDOTrump ameaça Rússia com tarifaço de 100% se guerra com Ucrânia continuar

Trump ameaça Rússia com tarifaço de 100% se guerra com Ucrânia continuar

“Nós vamos aplicar tarifas secundárias se não tivermos um acordo em 50 dias, e nós vamos com 100%. É o jeito, não tem como ser mais simples, essa é a maneira. Eu espero que não tenha que fazer isso”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou um tarifaço de 100% aos produtos da Rússia se não houver um acordo de cessar-fogo na guerra com a Ucrânia. A fala ocorreu em encontro nesta segunda-feira (14), na Casa Branca.

“Nós vamos aplicar tarifas secundárias se não tivermos um acordo em 50 dias, e nós vamos com 100%. É o jeito, não tem como ser mais simples, essa é a maneira. Eu espero que não tenha que fazer isso”, afirmou o presidente dos EUA. Sobre as “tarifas secundárias”, elas são taxas aplicadas aos países que negociam com os russos – Brasil e China, por exemplo, podem ser afetados, pois negociam com eles, mas a fala do chefe do Executivo norte-americano não deixa claro a quem estas seriam atribuídas.

Chantagear países com “tarifaços” se tornou modus operandi de Trump. Na semana passada, ele anunciou sobretaxa de 50% a todos os produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto, ao exigir que cessassem suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em julgamento na trama golpista pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A ameaça pode não ter surtido o efeito desejado. Além do governo brasileiro não recuar, pesquisas internas do PL revelam crescimento da popularidade do presidente Lula (PT) após o anúncio de Trump.

O presidente dos Estados Unidos, no sábado (12), também disse que taxaria a União Europeia (UE) e o México em 30%, em 1º de agosto. A UE, que também não cedeu, segundo o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, pretende retaliar com tarifas que somam 21 bilhões de euros, ou seja, cerca de R$ 134,46 bilhões, caso os EUA insistam na medida.

FONTE: MAISGOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes