quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeBrasilPerdi o prazo da declaração do imposto de renda. E agora, o...

Perdi o prazo da declaração do imposto de renda. E agora, o que fazer?

A Receita Federal pode levar até cinco anos para notificar o contribuinte. Especialistas recomendam que erros sejam solucionados o quanto antes para evitar multa

Se você enviou a sua declaração do Imposto de Renda, mas percebeu que cometeu um erro ou se esqueceu de alguma informação, deve fazer as devidas correções para não cair na temida malha fina.

A Receita Federal pode levar até cinco anos para intimar o contribuinte, mas especialistas recomendam que as alterações sejam feitas o mais rápido possível para evitar a multa. Saiba mais e veja como enviar uma declaração retificadora:

Há duas maneiras de saber que você caiu na malha fina: uma é quando o próprio programa do Imposto de Renda identifica uma inconsistência nos dados enviados e emite um alerta em até 24 horas, e a outra é quando o contribuinte é intimado pela Receita, o que pode acontecer em até cinco anos após a entrega da declaração.

Mas não é preciso esperar o boleto da multa chegar na sua casa para tomar uma atitude. Se você se lembrou de alguma informação ou percebeu que cometeu um erro antes de ser avisado pela Receita, basta enviar uma declaração retificadora. Isso pode ser feito quantas vezes forem necessárias. Até o dia 31 de maio, a data limite para acertar as contas com o leão, o contribuinte pode optar entre o modelo simplificado ou completo na hora de consertar os dados.

Cuidado com a multa: O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda?
Outro caminho para fugir da malha fina é checar, com frequência, o portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal). Neste site, é possível ver que foi identificada uma inconsistência nos dados da sua declaração e corrigir o que for preciso antes de que a Receita emita uma multa.

Basta logar com a sua conta gov.br. Você deve clicar em “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela. Em seguida, irá aparecer uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar se algum dos documentos caiu na malha fina e o motivo da pendência.

FONTE: MAIS GOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes