sexta-feira, agosto 29, 2025
spot_img
HomeMINAS GERAISRapaz que passou em medicina antes de concluir ensino médio conta ‘segredo’,...

Rapaz que passou em medicina antes de concluir ensino médio conta ‘segredo’, em Quirinópolis

Gabriel Penna já se mudou para Alfenas, onde vai morar com a mãe no começo do curso

Gabriel Penna, de 17 anos, é o aluno do 3º ano de Quirinópolis, que teve autorização da Justiça para se matricular no curso de Medicina, em Alfenas (MG), antes de concluir o ensino médio. Ao Mais Goiás, ele revela o segredo: “Aula e mais 4 ou 5 horas de estudos diários.” Mas hoje, o estudante comemora suas duas vitórias, ou seja, a do vestibular e a do Judiciário. Inclusive, ele justifica que decidiu entrar com a ação por saber da capacidade que tem, além da maturidade e dedicação aos estudos. “Abracei minha oportunidade para que eu pudesse poupar tempo que eu iria gastar no último semestre de ensino médio em um curso que sempre foi meu sonho.”

A decisão é do fim de julho. Gabriel reforça que foi preciso entrar na Justiça para garantir a vaga. “Por eu não ter concluído o terceiro ano, talvez perdesse essa oportunidade pelo prazo de matrícula ser curto”, esclarece. Inclusive, ele diz que teve todo o apoio da família, desde o resultado. “Quando recebi a mensagem de aprovação, fiquei sem reação. Logo, com muita alegria, fui contar para meus pais. Em seguida, quando escutaram a notícia, ficaram muito felizes e falaram que iriam me dar todo o apoio para eu ingressar no curso.”

Gabriel era aluno do Colégio Expansão, em Quirinópolis. Contudo, ele já se mudou para Minas Gerais. “Estudei a minha vida inteira e me deu a base e o suporte necessários para que eu pudesse prestar este vestibular com uma carga horário alta, além de 4 a 5 horas de estudos diários. Meu maior foco foi química. Foi onde me saí melhor.” Além de Alfenas, ele também tentou faculdades em Itumbiara, Uberaba (MG) e São Paulo (SP). A medicina sempre foi a única opção.

“Meu sonho desde criança. Por conta da minha família, com vários médicos, e sempre vi o amor pela profissão, além da vontade que sempre tive por esse trabalho.” No começo dos estudos, a mãe de Gabriel, Juliana, 43, ficará com ele em Minas. Ele deixa em Goiás o pai Gustavo Penna Oliveira e dois irmãos.

A expectativa do goiano é se tornar um profissional bem-sucedido e que goste do que faz. “Tenho certeza de que ouvirão falar muito de mim ainda.” O sucesso nessa primeira etapa, ele dedica a família, “principalmente pelo grande apoio, ao Colégio Expansão, onde fui alfabetizado e estudei os últimos anos do ensino médio, e a Universidade de Alfenas, que me acolheu com muito carinho”.

Decisão para Gabriel Penna

juiz Filipe Luis Peruca autorizou Gabriel a iniciar o curso antes da conclusão do 3º ano do ensino médio. A decisão também determina ao estudante concluir essa etapa escolar em horário compatível. Conforme o advogado Henrique Rodrigues, a família optou por entrar com a ação na Justiça para garantir a vaga, uma vez que o prazo para realização da matrícula na graduação era improrrogável e o adolescente só vai finalizar os estudos regulares em dezembro. “Diante da iminência do fim do prazo para a efetivação da sua matrícula e de início das aulas, se justifica o parcial deferimento da liminar pleiteada.”

FONTE: MAISGOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes