domingo, julho 21, 2024
spot_img
HomeGoiásEntenda as semelhanças e diferenças da gastronomia goiana e mineira

Entenda as semelhanças e diferenças da gastronomia goiana e mineira

Culinária pode ser confundida, mas possui particularidades distintas

Minas Gerais e Goiás são dois estados brasileiros com uma rica herança cultural e gastronômica que refletem suas histórias e tradições profundamente enraizadas. Embora cada um tenha suas particularidades, há uma confluência significativa que une essas regiões, especialmente no que diz respeito à culinária e aos aspectos culturais.

Feijão tropeiro, tutu de feijão, frango com quiabo, galinhada e torresmo são alguns dos diversos pratos bem famosos tanto em Goiás quanto em Minas Gerais. Uma gastronomia influenciada pelas tradições rurais que conquista o mundo inteiro pelo tempero caprichado e pelo sabor afetivo, evocando lembranças familiares.

Igor Fernando, chefe de Empreendedorismo, Qualificação e Marketing na Secretaria de Turismo de Extrema (MG), acredita que o prazer em servir e a fartura estão presentes na culinária dos dois estados o tempo todo. “Já estive em Goiás e moro em Minas Gerais. A diferença que notei na gastronomia está nos temperos, ingredientes e aromas, mas em algum momento elas se cruzam, porque acredito que as semelhanças também são muito próximas, resultando no amor sobre a mesa”, considera.

cozinha mineira é famosa por seus sabores caseiros. Os pratos típicos incluem pão de queijo, feijão tropeiro, frango com quiabo e tutu de feijão. A culinária mineira valoriza ingredientes locais, como o queijo minas artesanal, reconhecido mundialmente, e o doce de leite. A hospitalidade mineira é expressa na mesa, onde a comida é sinônimo de acolhimento e tradição. A culinária goiana é igualmente rica e variada. O pequi, um fruto típico do cerrado, é um ingrediente essencial em pratos como o arroz com pequi. Outros pratos tradicionais incluem galinhada, pamonha, empadão goiano e guariroba (palmito amargo). A cozinha goiana também valoriza o uso de ingredientes locais, celebrando a biodiversidade do cerrado.

Apesar de cada um dos estados ter seus próprios pratos típicos, é comum confundir a origem de alguns pratos, que são encontrados tanto em Goiás quanto em Minas Gerais, o que acaba aproximando ainda mais as culturas.

As diferenças e as riquezas de cada região

Para a aposentada Ana Maria Santos, viúva de um mineiro e que viveu alguns anos em Minas Gerais, a gastronomia dos dois estados se mistura muito bem. “Eu vejo total semelhança entre os pratos de Minas e Goiás. Claro que cada região tem suas riquezas e maravilhas únicas, mas ambas são deliciosas […]. O que acho mais parecido nos dois estados é que a cozinha sempre resulta em um momento de afeto e isso não tem preço”, aponta.

As gastrônomas goianas Fátima e Danielly Brandão, mãe e filha, acreditam que Goiás fez uma adaptação da cozinha mineira com os ingredientes do Cerrado. “Adaptamos com o que temos aqui. Então, as semelhanças são muitas, só que fizemos algumas mudanças”, comenta.

Danielly cita o exemplo do uso da banha e das carnes de porco, que são bem presentes em Minas Gerais. “Aqui em Goiás usamos menos a carne de porco e mais a bovina”, explica.

Fátima Brandão considera os ingredientes de cada região muito valiosos. “Minas Gerais e Goiás são estados irmãos. As adaptações são feitas com os ingredientes locais de cada estado. É tudo muito semelhante, com pequenas particularidades e modos de preparo”, conclui.

Em 2024, Minas Gerais realiza a campanha “Ano da Cozinha Mineira”, que pretende fortalecer a riqueza culinária local para todo o país. Entre as atividades que promovem a gastronomia está a participação em 17 feiras nacionais e 15 eventos internacionais, inclusive na Expo Turismo, que acontece em Goiânia, nos dias 4 e 5 de julho.

Já em Goiás, os festivais gastronômicos acontecem ao longo de todo o ano, em diversas cidades. Atualmente, a cidade de Goiás segue com o Circuito Gastronômico, que reúne 30 estabelecimentos participantes ao longo do mês de julho.

FONTE:MAIS GOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes