O episódio trágico da lesão de Neymar devastou os fãs de futebol e agora, o epílogo do jogador começará com o procedimento cirúrgico que tem previsão para acontecer em mais ou menos 10 dias, segundo informações da CBF. Sendo a primeira vez do craque operando o joelho, o portal LeoDias decidiu detalhar o que espera Neymar na sala de cirurgia.
Segundo informações repassadas pela assessoria da CBF, ainda não se sabe como e quem fará a cirurgia: “É aguardar. Como ele é jogador de um clube, o Al-Hilal, temos que esperar se vai fazer [a cirurgia aqui no Brasil] ou lá [na Arábia Saudita]”, repassou Rodrigo Paiva, assessor da entidade, ao portal.
Apesar de não haver confirmação do local da cirurgia de Neymar, já se sabe que o jogador precisará passar por uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, danificado após a lesão. O procedimento, de acordo com o especialista em medicina esportiva, Dr. Marco Aurélio Silvério, é “a cirurgia mais comum para reparar o LCA [ligamento cruzado anterior]”.
Detalhando como é o procedimento, que é feito por meio de artroscopia, o médico especialista explicou o que Neymar deve passar: “O cirurgião faz pequenas incisões no joelho e insere uma câmera (artroscópio) para visualizar o interior do joelho. O LCA [ligamento cruzado anterior] danificado é removido, disse o Dr. Marco Aurélio.
A reconstrução do ligamento cruzado anterior de Neymar passará por um enxerto de tecido, ou seja, uma espécie de inserção: “Um enxerto de tecido, geralmente de um tendão do próprio paciente (como o tendão patelar ou o tendão do músculo quadricipital), é usado para criar um novo ligamento. O enxerto é fixado nos ossos do fêmur e da tíbia usando parafusos ou outros dispositivos de fixação”, contou o doutor.
Recuperação de Neymar
De acordo com a CBF, “a entidade dará todo o apoio necessário ao jogador, não só pelo acompanhamento do chefe do Departamento Médico da Seleção, Dr. Rodrigo Lasmar, como em todo tipo de assistência para a sua rápida recuperação”.
Já o Al-Hilal, time que paga uma verdadeira fortuna para Neymar, não deu maiores detalhes sobre a cirurgia e tratamento, mas se pronunciou após a confirmação do rompimento do ligamento: “Os exames médicos realizados por Neymar confirmaram a lesão do ligamento cruzado anterior e ruptura do menisco do joelho. Ele será submetido a uma cirurgia e depois a um programa de tratamento que será determinado posteriormente. Volte mais forte, Neymar!”, disse o clube árabe, nas redes sociais.
Fim de 2023
Com isso, Neymar terminará o ano de 2023 com apenas 17 partidas somadas entre PSG, seu clube até o meio do ano, Seleção Brasileira e o Al Hilal, seu novo time. Essa será a segunda cirurgia do ano e, depois de ficar de março a agosto sem pisar nos gramados, ele voltará para a “faca”.
Mesmo sendo o primeiro machucado no joelho, essa é a 29ª lesão de Neymar em nove anos, desde que o jogador chegou à Europa. Do trajeto do Barcelona para o PSG, em 2017, Neymar é o atleta que mais sofreu faltas no futebol, 893 faltas em 220 jogos, ou seja, aproximadamente 4,06 faltas por jogo.
FONTE: PORTAL LEO DIAS