quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeBoas notíciasBrasileiro corre 7 maratonas em 7 dias e doa toneladas de alimentos...

Brasileiro corre 7 maratonas em 7 dias e doa toneladas de alimentos para caridade

O treinador de corrida Edson Borges Martins, de 46 anos, conseguiu um feito e tanto! Ele desafiou o tempo – e alguns limites físicos – em prol da solidariedade. O brasileiro correu sete maratonas em sete dias para arrecadar doações para instituições de caridade do Espírito Santo.

Edson é atleta e se preparou bastante para essa jornada de corridas. Muito ligado a causas sociais, Edinho, como é conhecido pelos amigos, inovou na hora de ajudar instituições do estado, mesmo sabendo que a recuperação depois de uma maratona pode durar até 1 mês.

“Foi um evento muito especial, só nesse evento arrecadamos uma tonelada de alimentos”, disse o atleta em entrevista exclusiva para o Só Notícia Boa.

Correr por uma causa

Idealizador de um projeto chamado “Correr por uma Causa”, ele correu uma maratona em cada região da Grande Vitória e ajudou uma instituição diferente em cada região.

A ideia principal era, além de incentivar a prática esportiva, inspirar a população a se engajar em ações sociais.

Com isso, Edinho, familiares e amigos, arrecadaram 6 toneladas de mantimentos e R$ 50 mil reais, que foram doados diretamente para os projetos locais.

Era obeso

Apaixonado por corrida, Edinho explicou que o esporte salvou a vida dele.

“Há 11 anos estava com obesidade e problemas financeiros e profissionais, cheguei a pesar 110 quilos. A corrida foi uma maneira firme de me reconectar com o meu eu”, contou o atleta.

Na época, Edinho viu na modalidade uma maneira barata de começar a mudar o jogo.

“Como eu tinha problemas financeiros, a corrida foi em conta porque é só colocar o tênis e começar a caminhar no calçadão”.

As caminhas foram evoluindo, aumentando de velocidade e o que era hobby virou profissão. Hoje ele inspira outras pessoas a saírem do sofá e começarem uma nova vida.

É ou não é um medalhista de ouro?

Ajuda pessoas há tempos

Fazer o bem é uma palavra que permeia toda a vida de Edinho.

“Antes das redes eu fazia trabalhos voluntários, pedia brinquedos para doar no natal e dia das crianças. Também visita hospitais infantis vestido de palhaço, gostava de ajudar as crianças nesse momento tão doloroso para elas”, explicou.

Agora, o desafio era outro. Edinho queria algo que pudesse impactar o maior número de pessoas possíveis.

“Eu estava em Guarapari com minha família e vi na televisão falando sobre os municípios da Grande Vitória. Procurei no mapa e tinha 7 municípios, então pensei: ‘se eu fizer sete maratonas em sete dias eu posso ajudar uma instituição em cada município e iria envolver muita gente no projeto”, contou.

O atleta correu nos municípios de Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Vila Velha e Vitória.

Muita gente duvidou, mas ele mostrou que todos estavam errados e focou no objetivo.

As 7 instituições foram visitadas e escolhidas pelo profissional. Entre elas, instituições para mães  em  situação de vulnerabilidade, lar para idosos, instituições para crianças com autismo e mais.

“A ideia era divulgar também as iniciativas, o tempo todo que eu estava treinando para o desafio, a ênfase era nos projetos. A gente pedia apoio, pedia para as pessoas entrarem no nosso Instagram e conhecesse essas instituições que a gente estava apresentando”, explicou.

Foto: Via Instagram @ultraedinho.

Rotina de treinos

Foram seis meses de preparação, e as corridas aconteceram entre dois de julho a oito de julho.

No processo, Edinho contou com a ajuda de vários profissionais, em especial Egydio Costa Neto, treinador e amigo pessoal de Edson.

“Foi a primeira vez que eu vi algo desse tipo, de entregar sete maratonas em sete dias. A proposta do Edinho não era performance, era arrecadar a maior quantidade de alimento possível”, contou.

E foi o que ajudou Egydio a embarcar na aventura junto com o amigo. “Isso me estimula e me inspira de maneira conjunta a concluir esse objetivo traçado. Conseguir organizar e preparar um atleta para fazer algo desse tipo é muito especial”, disse o treinador.

A emoção de vencer e ajudar

O destino reservou um momento muito especial para a última corrida, que terminou em Vitória.

Edinho organizou uma corrida beneficente e para se inscrever era necessário doar dois quilos de alimentos não perecíveis. Todos os amigos e familiares estavam presentes!

“O evento foi muito especial, vieram várias pessoas de diferentes estados, tudo isso marcou nossa história”, contou.

Na linha de chegada, a família esperava de braços abertos o campeão que, acabava de fazer história na vida de tanta gente.

“Ver minha família ali, minhas filhas super emocionadas, foi incrível. Não foi nada fácil, foram duzentos e noventa e seis quilômetros no total, mas em nenhum momento eu pensei em desistir”, disse.

Agora, com o desafio vencido e muitas vidas transformadas pela iniciativa, o brasileiro deixa um recado muito especial:

“A gente leva uma grande lição que juntos somos mais fortes, essa frase é muito importante. Pessoas precisam pessoas de pessoas e felizmente deu tudo certo”.

Durante o projeto, Edinho, que era obeso, perdeu 10 quilos . Foto: Reprodução/Arquivo pessoal.

Edinho, parabéns pelo projeto, você é um verdadeiro campeão!

FONTE: SÓ NOTÍCIA BOA

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes