domingo, junho 16, 2024
spot_img
HomeGOIÂNIAInvestimentos na Saúde atingem 23,5% de recursos próprios em Goiânia

Investimentos na Saúde atingem 23,5% de recursos próprios em Goiânia

A prefeitura de Goiânia investiu 23,5% de seus recursos próprios na Saúde em 2023, um índice notável que ultrapassa significativamente os 15% previstos na legislação. 

O destaque deste ano é o índice de investimento de mais de 20% de recursos próprios no primeiro quadrimestre. “É comum fecharmos o ano com índices acima dos 20%, mas já nos quatro primeiros meses, é um grande feito”, enfatiza Rogério Cruz, ao mencionar as reformas em andamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, do Centro de Especialidades Médicas, no Setor Pedro Ludovico, e da Unidade de Vigilância em Zoonoses, com obras a todo vapor.

Além disso, três das 12 novas unidades de saúde tiveram ordens de serviço expedidas para o início das obras, que vão beneficiar as comunidades do Residencial Lorena Park, Vale dos Sonhos e Santa Fé. Outras ordens de serviço serão lançadas para mais unidades de saúde e ampliações.

No âmbito da qualificação da rede física, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revitalizou completamente 14 unidades de saúde este ano. Além disso, foram realizadas 760 ordens de serviço para ações de manutenção corretiva e preventiva.

Ampliação

A Saúde em Goiânia também se beneficiou com a habilitação de 33 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, sete leitos de UTI coronariana e um repasse de R$ 10,3 milhões do Ministério da Saúde para incrementar as cirurgias eletivas. Foram realizadas 6.168 cirurgias de cataratas e 178 auditorias.

No combate à dengue, os agentes de endemias do município já realizaram visitas a 2,9 mil imóveis, identificaram 25,9 mil focos do mosquito Aedes aegypti, fizeram mais de 3 mil notificações e 4,8 mil autuações. O trabalho é realizado constantemente pelas equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

Na área de Vigilância em Saúde, destacam-se as 24 mil ações de prevenção e 6,3 mil com finalidade diagnóstica. O pacto da vacina resultou na regularização de salas de vacinas, com três delas abertas aos finais de semana, além de vacinações em espaços públicos e privados e parcerias com instituições como Rotary Club e Sistema Sest/Senat.

Atendimentos

Neste período, as unidades de urgência realizaram 3,2 milhões de procedimentos, enquanto na Atenção Primária foram realizados 2,6 milhões de atendimentos. Na área psicossocial, 22,7 mil atendimentos e acompanhamentos foram efetuados, e um total de 27,7 mil internações foram reguladas pelo município.

Em 2023, o programa Saúde Mais Perto de Você proporcionou mais de 17,1 mil atendimentos, incluindo consultas oftalmológicas, ultrassonografias, consultas médicas e dentre outros serviços que são disponibilizados aos sábados à população da região atendida.

Além dessas realizações notáveis, o programa “Goiânia Sempre Rosa” e o “Intensifica Saúde Goiânia” são iniciativas que têm beneficiado a população. O primeiro visa melhorar o acesso das mulheres à saúde mamária, com foco na diminuição da mortalidade pelo câncer de mama e já teve como resultado a fila zerada para realização de biópsias por agulha, além de reduzir em menos de 30 dias o tempo de liberação de mamografias. O segundo tem fortalecido os serviços de Atenção Primária em Saúde, já atendendo quase 30 mil pessoas em 79 unidades de saúde.

O prefeito Rogério destaca que os avanços são resultado de um trabalho realizado com muita responsabilidade. “Com esses investimentos significativos e a dedicação incansável à saúde da população, propomos em deixar um legado positivo e duradouro para Goiânia, demonstrando que a saúde dos cidadãos é uma prioridade inegociável”, avalia o prefeito, ao acrescentar que o compromisso com a qualidade da assistência médica e o fortalecimento da infraestrutura de saúde estão pavimentando o caminho para um futuro mais saudável e próspero para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

FONTE: JORNAL GOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes