domingo, junho 16, 2024
spot_img
HomeSAÚDEIpasgo não vai cobrar por exames de próstata este mês; doença pode...

Ipasgo não vai cobrar por exames de próstata este mês; doença pode atingir 163 mil goianos em 2023

Presidente Lula também fez um apelo para que os homens fizessem o exame

O Ipasgo Saúde informou que não cobrará, em novembro, pelo exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), capaz de detectar câncer de próstata. Segundo a entidade, trata-se de uma ação preventiva contra uma doença que deve acometer 163 mil goianos apenas este ano. Em 2022, o benefício fez com que 4.021 usuários do plano de saúde realizassem o teste.

A campanha prevê que os exames de PSA podem ser agendados sem cobrança de coparticipação em clínicas e laboratórios parceiros do Ipasgo Saúde até 30 de novembro. A testagem é feita por meio de amostras de sangue. 

“Os beneficiários com mais de 40 anos, idade a partir da qual há maior incidência de câncer de próstata, que desejarem realizar o exame de PSA, deverão solicitar o pedido de exame ao seu médico e se dirigir a rede credenciada para agendar e realizar o exame sem se preocupar com custos adicionais, garantindo sua saúde e tranquilidade”, orienta o presidente do Ipasgo Saúde, José Orlando Ribeiro Cardoso.

Ainda conforme o Ipasgo, o benefício é voltado aos pacientes do plano com mais de 40 anos e faz parte das atividades do Novembro Azul. A campanha objetiva conscientizar sobre a relevância do diagnóstico precoce da doença.

Destaca-se, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) afirma que o câncer de próstata é a segunda neoplasia mais frequente entre os homens. Também segundo o Inca, o diagnóstico nos estágios iniciais garante chances de recuperação a 90%.

Ainda assim, esse tipo da doença é uma das principais causas de morte entre os homens no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2019 e 2021, o país registrou 47 mil óbitos pela enfermidade. A estimativa do Inca é que, até o fim deste ano, o Brasil registre cerca de 1,4 milhão novos casos de câncer de próstata. Desses, 37.883 apenas em Goiânia. 

Apelo de Lula

Mais cedo, nesta terça-feira (7), o presidente Lula (PT) fez um apelo pela conscientização sobre o câncer de próstata. “Todo homem que se preza, que se respeita, que respeita a família, que gosta da família, da sua mulher, dos seus filhos, do seu pai, da sua mãe, que gosta dele próprio, da sua vida, precisa criar juízo e fazer exame de próstata”, disse em seu programa semanal.

“Se ele tem medo de levar um toque de um médico, ele pergunte para sua mulher quantos toques ela leva na vida cada vez que ela vai no médico e sai a mesma mulher que entrou”, continuou. “Morre muita gente por conta do câncer de próstata e você pode evitar isso com um pouquinho de coragem.”

FONTE: MAIS GOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes