quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeECONOMIAIPTU Goiânia 2024: Reajuste do imposto será de 4,68%; entenda

IPTU Goiânia 2024: Reajuste do imposto será de 4,68%; entenda

Para pagar o IPTU haverá a opção do valor total à vista, com 10% de desconto a ser pago até o dia 20 de fevereiro. Ou pagamento parcelado

O contribuinte deverá receber o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Goiânia 2024 com reajuste de 4,68%. O valor foi calculado pela prefeitura da capital a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao acumulado de 2023. Ou seja, a inflação do ano passado.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves, a taxa é menor quando comparada com a aplicada em 2023. No IPTU do ano passado, o reajuste praticado foi de 5,9%, referente também à inflação daquele período.

No entanto, o secretário alerta que há 20 mil imóveis que fogem à regra do reajuste pela inflação. Ele se refere a imóveis que passaram por alteração do padrão construtivo ou alteração do cadastro, quando deixou de ser residencial e passou para comercial, por exemplo.

“Há casos também de aumento de área construída, ou que saiu de um terreno, com aplicação de Imposto Territorial Urbano (ITU), para área edificada. Aquele contribuinte que encaixar nessa realidade tem toda possibilidade de conferir seu cadastro e, caso tiver divergência, tem a possibilidade de revisão em até 30 dias”, explica o secretário.

Como pagar o IPTU de Goiânia?

Para pagar o IPTU haverá a opção do valor total à vista, com 10% de desconto a ser pago até o dia 20 de fevereiro. Ou pagamento em até 11 vezes, com última parcela a ser paga até dezembro.

Opções de pagamento:

  • Boleto
  • pagamento através do cartão de crédito
  • ou pagamento através do PIX.

Isenção

Conforme já mostrou o Mais Goiás, mais de 85 mil famílias terão o direito Mais de 85 mil famílias terão isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Goiânia em 2024. O cálculo é da prefeitura da capital, divulgado durante apresentação realizada na manhã desta quinta-feira (18), no Paço Municipal. Neste ano, houve acréscimo de 13 mil famílias beneficiadas pelo programa.

FONTE: MAIS GOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes