domingo, julho 21, 2024
spot_img
HomeGoiásTuristas desaparecidos em caverna: cães dos bombeiros de Luziânia vão ajudar nas...

Turistas desaparecidos em caverna: cães dos bombeiros de Luziânia vão ajudar nas buscas em Terra Ronca

Trabalham na ocorrência cerca de 18 pessoas, a cavalo, em moto e a pé. Eles desapareceram na tarde de domingo e fizeram último contato à noite

Cães de resgate do Corpo de Bombeiros de Luziânia vão ajudar nas buscas por quatro turistas que desapareceram após entrar em uma caverna no Parque Estadual de Terra Ronca, entre Guarani de Goiás e São Domingos. O reforço também ocorre com drone e auxílio de câmeras termais, com intuito de facilitar a detecção dos desaparecidos. Eles entraram no local na tarde de domingo (30), sem o apoio de guias, e fizeram o último contato com a família por volta de 22h30.

Por enquanto, trabalham na ocorrência cerca de 18 pessoas, à cavalo, em moto e à pé. São funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), bem como guias, de uma brigada comunitária, e moradores da região.

Segundo a Semad, um idoso com mobilidade reduzida, um jovem que se recuperava a apenas dois dias de um acidente de moto, e mais dois homens entre 23 e 30 anos estão entre os turistas desaparecidos. Os nomes deles ainda não foram divulgados.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a namorada de um dos integrantes revelou aos militares que o grupo entrou na caverna por voltas das 14h, sem o auxílio de guias locais, apenas com celulares como meio de iluminação. Ela disse que ficou de fora aguardando que eles retornassem, porém, o grupo não voltou ao ponto de origem.

O Parque Estadual da Terra Ronca (PETeR) é situado nos municípios de Guarani e São Domingos de Goiás, e consiste em um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul.

A região possui cavernas, grutas e dolinas, que abrigam fauna e flora exclusivas desses ambientes, assim como espécies do Cerrado que estão ameaçadas de extinção. Cachoeiras, cascatas e rios de águas cristalinas compõem o cenário frequentemente explorado por ações de ecoturismo.

FONTE: MAIS GOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes