quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeGOIANIAEnfermeira e socorrista salvam bebê engasgado com leite materno em Goiânia

Enfermeira e socorrista salvam bebê engasgado com leite materno em Goiânia

Entre a chegada dos pais, e o desengasgo correu apenas menos de um minuto. O caso ocorreu por volta das 20h10 do domingo

Uma equipe de socorristas de Goiânia salvou a vida de um bebê engasgado com leite neste domingo (3). Os pais da criança chegaram à unidade com a criança no colo, pedindo por socorro. A situação foi gravada em vídeo de câmera de segurança.

O vídeo mostra quando a enfermeira realiza a manobra Heimlich, que consiste em segurar o bebê pela barriga, pelo braço ou perna (nesse caso, a enfermeira utilizou essa técnica) e dar compressões (tapinhas) nas costas da vítima.

Deu certo. Em poucos segundos, o bebê respondeu e voltou a respirar.

Apenas um minuto transcorreu entre a chegada dos pais e o procedimento. O caso ocorreu por volta das 20h10 do domingo.

Criança engasgada: como agir

Manobra de Heimlich

Ministério da Saúde orienta que a pessoa responsável se posicione por trás da vítima e a enlace com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Como salvar bebê engasgado

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente.

Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

FONTE: MAIS GOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes