domingo, junho 16, 2024
spot_img
HomeAGROGigante do agro investirá milhões para recuperar o Cerrado

Gigante do agro investirá milhões para recuperar o Cerrado

No decorrer do estudo, os pesquisadores integrarão dados de clima, qualidade da água, estoques de carbono e biodiversidade na Amazônia e no Cerrado

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e o Woodwell Climate Research Center anunciaram um projeto de pesquisa financiado pela Bayer, visando investigar a interação entre agricultura e preservação de vegetação na Amazônia e no Cerrado. O projeto, apresentado durante a COP28 em Dubai, recebeu um investimento de R$ 9,9 milhões da Bayer.

No decorrer do estudo, os pesquisadores integrarão dados de clima, qualidade da água, estoques de carbono e biodiversidade na Amazônia e no Cerrado, utilizando sensoriamento remoto e observações de campo. Uma análise econômica dos serviços ambientais para a agricultura também será realizada, avaliando as implicações das decisões de expansão agrícola nas perspectivas de viabilidade a médio e longo prazo.

“Dessa forma, será possível desenvolver uma visão holística e baseada em ciência para o desenvolvimento de propostas de paisagens ambientalmente e economicamente importantes, para que os produtores contribuam para manter a floresta de pé”, afirma Ludmila Rattis, pesquisadora do IPAM e do Woodwell, responsável pelo projeto. 

A pesquisa é impulsionada pelos impactos do desmatamento na região Amazônica-Cerrado, incluindo aumento de temperatura, redução de evapotranspiração, precipitação e duração da estação chuvosa. Estas alterações prejudicam a estabilidade da produção agrícola, volume e potencial de produtividade. Diante das adversidades para a agricultura de sequeiro, o setor agrícola brasileiro enfrenta crescentes perdas devido a ondas de calor e estações secas prolongadas. O estudo visa propor modelos e estratégias alternativos de uso da terra e água para contribuir para a estabilidade do clima, alinhando-se à visão de agricultura regenerativa da Bayer, a ser discutida na COP28.

FONTE: AGRO LINK

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes