quinta-feira, junho 20, 2024
spot_img
HomeBoas notíciasMutirão de Saúde em Goiânia oferece mais de 800 exames e serviços...

Mutirão de Saúde em Goiânia oferece mais de 800 exames e serviços para mais de 5 mil pessoas

Mutirão conta com ampla oferta de exames e serviços de saúde para a população, além de serviços jurídicos e assistência em várias áreas.

A Prefeitura de Goiânia está realizando um mutirão de saúde na Região Noroeste da cidade, oferecendo um amplo leque de exames e serviços de saúde para a população. O evento conta com a disponibilização de 848 vagas para exames, consultas e outros serviços, com expectativa de beneficiário de mais de 5 mil pessoas.

Os exames oferecidos abrangem diversas áreas da saúde, incluindo ultrassonografias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, doppler de carótidas, doppler de membros inferiores e avaliação de risco cirúrgico. Além disso, o mutirão oferece consultas médicas e oftalmológicas, exames de prevenção de câncer de colo uterino e câncer de boca, solicitação de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia, testes para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis, vacinas, práticas integrativas como auriculoterapia, reiki e ventosas, e orientações sobre saúde mental.

Além dos serviços de saúde, equipes multiprofissionais também trazem presentes no local para orientar a população sobre campanhas importantes como o Setembro Amarelo, voltado à prevenção do suicídio, e o Setembro Verde, que abordam a doação de órgãos.

Durval Pedroso, secretário municipal de Saúde, destaca que nunca antes foram oferecidos tantos serviços de saúde em um mutirão. Uma área dedicada à assistência conta com 100 metros lineares e 30 salas para atendimento.

O evento também abrange a vacinação de cães e gatos, integrando a Campanha Nacional de Vacinação, que começa em Goiânia neste sábado (16/9).

OAB Goiás oferece atendimento jurídico gratuito durante Mutirão em Goiânia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) também estará presente na 1ª edição do Mutirão de Goiânia em 2023, oferecendo atendimentos jurídicos gratuitos à população da Região Noroeste. Os representantes da OAB-GO estarão disponíveis para prestar consultas jurídicas nas áreas de família, consumidor e previdenciário.

Os serviços de consulta jurídica gratuita estarão acessíveis na Praça da Feira, localizada na Avenida Mangalô, Setor Morada Nova. O atendimento ocorrerá no dia 15 de setembro, das 13h às 17h; no sábado, dia 16 de setembro, das 08h às 16h; e no domingo, dia 17 de setembro, das 8h às 12h.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou a importância da participação da Ordem dos Advogados do Brasil no programa. Ele enfatizou que a advocacia é essencial para a cidadania, e a orientação jurídica é crucial para que os cidadãos conheçam e exerçam seus direitos, cumprindo a missão institucional e social da OAB-GO. Essa iniciativa reforça o papel da OAB-GO na construção de uma cidade justa e democrática.

Além da consultoria jurídica oferecida pela OAB-GO, o Mutirão da Prefeitura disponibilizará à população, no sábado (16/9) e domingo (17/9), mais de 130 serviços nas áreas de saúde, emprego, assistência social, habitação e meio ambiente.

Prefeitura de Goiânia oferece cartão especial de estacionamento durante Mutirão

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) da Prefeitura de Goiânia estará presente no 1° Mutirão de Goiânia 2023, oferecendo serviços importantes à população, como a emissão de cartões especiais de estacionamento. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de setembro na Praça da Feira, no Setor Morada do Sol.

Além da emissão dos cartões especiais de estacionamento, o SMM também focará na revitalização da sinalização viária da região, proporcionando um trânsito mais seguro e organizado para os moradores e visitantes.

O secretário municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia, ressaltou que a SMM já atua de maneira contínua na região, mas durante o Mutirão, uma equipe estará disponível para oferecer todos os serviços de massa. Também destacou a presença da equipe de Educação da SMM, que estará presente para orientar os cidadãos sobre questões relacionadas ao trânsito.

Para a emissão do cartão especial de estacionamento, os interessados ​​deverão apresentar a seguinte documentação, de acordo com a categoria:

Idoso:

RG, CPF, comprovante de endereço no nome do idoso.

Gestante:

Endereço de Goiânia em nome do solicitante.

Laudo médico assinado pelo obstetra que acompanha a gravidez.

Dados prováveis ​​do parto, que serão dados de vencimento do cartão.

Lactante:

Laudo do pediatra que acompanha a criança e atesta a amamentação.

O cartão terá prazo não superior a um ano.

Caso a criança permaneça amamentando após o prazo, um novo laudo deverá ser apresentado.

PCD (Pessoa com Deficiência):

RG, CPF, comprovante de endereço em Goiânia sem nome do solicitante PCD

Laudo com CID atualizado

Serviços
O Mutirão de Goiânia conta com as participação de todas pastas da Prefeitura, levando mais de 130 atendimentos e serviços, tais como:

Secretaria Municipal de Administração (Semad) – com o Atende Fácil, que possibilita a negociação de dívidas, emissão de DUAM’s e certidões, protocolo de processos, inclusão, alteração e exclusão de cadastros, nota fiscal eletrônica, dentre outros.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) – com cadastro, atualização e alterações do CadÚnico, orientações sobre benefícios e programas sociais, realização de oficinas, dentre outros.

Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) – com a emissão de cartões de estacionamento especiais para idosos e pessoas com deficiência e a realização de várias atividades educativas voltadas para o trânsito, dentre outros.

Procon Municipal – com atendimento e orientações ao consumidor.

Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) – com cadastro habitacional, abertura de processos da planta popular, sorteio de unidades habitacionais (modalidade doação e financiamento) dentro do Programa Casa da Gente, dentre outros.

Guarda Civil Metropolitana (GCM) – com apresentações da banda da Guarda Civil, orientações referentes à violência doméstica e familiar contra a mulher, através da Patrulha Mulher Mais Segura, demonstração dos trabalhos desenvolvidos pelo grupamento de cães da AGCMG – GOC-k9 e Romu, dentre outros.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – com informações e orientações sobre matrículas, apresentação dos programas, como robótica e a Horta Escolar com distribuição de mudas, dentre outros.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com consultas, exames, oftalmologia, vacinação (multivacinação para público em geral, Covid 19, influenza), testagem de Covid-19, doação de sangue, Samu, vacinação antirrábica, dentre outros.

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – com distribuição de mudas, consulta veterinária, adoção de animais, orientações sobre licenciamento, Disque Árvore, processos de poda e extirpação, dentre outros.

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – com apresentações artísticas, circenses, Orquestra Sinfônica, distribuição de livros e cds e dvds, dentre outros.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) – com o Sine Municipal disponibilizando vagas de emprego e cursos profissionalizantes, dentre outros.  

Parceria
O Mutirão contará com o apoio do Governo de Goiás e a participação ainda de órgãos e instituições parceiras, levando atendimento e serviços, tais como:

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) – com divórcio, dissolução de união estável, revisional de pensão alimentícia, reconhecimento de união estável, guarda/regime de convivência, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade (Pai Presente), dentre outros.

Saneago – com o cadastro da tarifa social, emissão de segunda via, negociação de débitos, alteração de titularidade, parcelamentos, ligação de Água e ou Esgoto, inclusão na Fatura Digital, entre outros.

Equatorial – com cadastro da tarifa social, atendimentos, troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED, palestras, dentre outros.

FONTE: MAIS GOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes