quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeGRACINHA CAIADOCaiado e Gracinha lançam projeto de Fruticultura Irrigada em Flores de Goiás

Caiado e Gracinha lançam projeto de Fruticultura Irrigada em Flores de Goiás

Produtores dos municípios de Formosa e São João d’Aliança também serão beneficiados

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, lançam na manhã desta quarta-feira (13), no município de Flores de Goiás, o projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. A ação executada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) seleciona produtores rurais familiares oriundos da reforma agrária para a implantação de sistemas de irrigação. Além de Flores de Goiás, produtores dos municípios de Formosa e São João d’Aliança também serão beneficiados. 

A ideia é estimular o trabalho, especialmente, de produtores oriundos da reforma agrária e de comunidades tradicionais, transformando a realidade local por meio do aumento da produtividade agrícola e da geração de emprego, melhorando a qualidade de vida de agricultores familiares da região. A atividade escolhida para isso é a fruticultura – especificamente manga e maracujá –, que combina bem com as características da região, como o formato do terreno, o clima e a água disponível. 

A expectativa é cobrir 296 hectares, abastecidos, em sua maioria, pelas barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira. A área tem capacidade para produzir aproximadamente 4,2 mil toneladas de maracujá e 6 mil toneladas de manga por ano, a partir do segundo e terceiro anos de cultivo, respectivamente. O projeto irá beneficiar cerca de 2 mil famílias goianas e os produtores selecionados contarão com a assistência técnica da Emater e do Senar Goiás para manejo da produção. 

São parceiros do Goiás Social no projeto a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

FONTE: MAIS GOIÁS

NOTÍCIAS SIMILIARES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_img

spot_img

spot_imgspot_imgspot_img

spot_imgspot_imgspot_img

NOTÍCIAS RELEVANTES

Comentários Recentes